Ensinar limites e regras para a criança é um dos maiores desafios enfrentados por mães e pais na criação de filhos. Também é um dos maiores motivos de desgaste, cansaço e frustração na maternidade e paternidade. Quanto menor a criança, mais desafiador é ensinar limites e regras. De forma oculta e implícita limites e regras estão presente o tempo todo e em todas as nossas relações, por isso nos importamos tanto em ensiná-los às crianças, nos incomodamos tanto quando elas desobedecem e nos sentimos desafiados e confrontados por elas nessas situações.
Se você está passando por este desafio e se sente perdido e exausto, este artigo é para você!
Preparei um pequeno estudo que vai te fazer entender o que são limites e regras, porque é tão difícil ensiná-los as crianças e como você pode ensiná-lo de um jeito eficiente, simples e sem desgastes.
Leia até o fim e depois me conte se o material te ajudou.
O que são limites e regras?
O que é e como estabelecer limites e regras para as crianças é um dos assuntos sobre criação de filhos mais pesquisados na internet e isso reforça a ideia de que muitas famílias não sabem como fazer e se desgastam ao tentar ensinar o que de fato não sabem ao certo o que é.
Assim como ética e moral, regras e limites são coisas abstratas implícitas nos nossos padrões comportamentais. Sabemos que é importante, sabemos que estão presentes diariamente em nossas vidas, mas não sabemos explicar o que são e por isso temos muita dificuldade para ensiná-los.
Limites não tem a ver apenas com o que a criança pode ou não fazer, essa não é sua essência. Limite diz respeito à capacidade de tolerar as frustrações e aceitar as regras, é sobre saber o que fazer quando as coisas não acontecem como gostaríamos e como nossas ações vão impactar os outros ou quando não estamos de acordo com a regras e mesmo assim as cumprimos. Quanto mais imposto menor a probabilidade de ser aceito e cumprido pela criança porque limite não pode ser imposto, ele é resultado do desenvolvimento do autoconhecimento e da capacidade de auto regulação e inibição do cérebro. Isso significa que o limite e as regras precisam fazer sentido para que sejam exercidos e respeitados.
Regras são padrões comportamentais que garantem um funcionamento padronizado e organizado do nosso relacionamento com as outras pessoas e com o ambiente. São como acordos estabelecidos para garantir o bem estar a todos e para que isso aconteça todos precisam ceder um pouco e é por isso que temos tanta dificuldade em seguir regras com as quais não concordamos, isso exige que abramos mãos de coisas que gostaríamos de fazer ou que achamos certo fazer.
Ensinar regras e limites para a criança se torna um desafio quando aquilo que está sendo imposto a ela é mais do que ela tem capacidade para fazer ou vale apenas para elas.
Como ensinar limites e regras?
Comece entendendo que limites e regras não existem para facilitar a sua vida em relação à criança, mas para que a criança viva em harmonia com as outras pessoas e com o ambiente onde está. Por que a criança respeita o limite e as regrinhas na escola e não faz o mesmo em casa? Porque na escola a professora utiliza as regras e os limites para o bom andamento da turma, para que a criança conviva bem com seus colegas, para que a sala fique organizada. Na escola o limite e a regra não vale para um grupo de crianças da sala ou para uma criança específica, mas vale para todas.
Perceba o limite como princípios de boa convivência e como a habilidade de lidar com suas vontades, necessidades e opiniões em relação às vontades, necessidades e opiniões das outras pessoas. Tente ensinar o motivo da regra, o sentido do limite e se tornará mais fácil. Por que as crianças aceitam facilmente as regras de um jogo, de uma brincadeira? Porque percebem que são importantes para que a brincadeira dê certo! Quando estão em um grupo de mais crianças elas tendem a criar suas próprias regras e combinados porque sentem necessidade de organizar o funcionamento do convívio. Elas receberam de nós essa necessidade, espelham nossa padronização e organização.
Confira algumas estratégias que você pode adotar:
- Tente não impor, mas propor;
- Lembre que limites e regras são coisas abstratas e tente torná-las concretas para a criança;
- Utilize jogos e brincadeiras para ensinar sobre regras;
- Utilize cartaz, imagens, figuras para ensinar sobre emoções;
- Ajude criança a dar nome e significado para o que sente, estimule-a a pensar sobre o que sente, sobre seus desejos e necessidades;
- Desenvolva o seu autocontrole emocional para que possa ajudar seu filho a desenvolver autocontrole emocional;
- Crie o hábito de exercer autoconhecimento e estimule seu filho a fazê-lo também;
- O exemplo é sempre a melhor estratégia. Dê um bom exemplo para o seu filho;
Agora, me conte nos comentários como é ou foi para você estabelecer regras e limites para o seu filhos;